Ruth Serrão

Sua vida dedicada à Música, a pianista tendo se apresentado como solista e camerista na França, Itália, Inglaterra, Estados Unidos e Brasil, em salas de concerto, rádio e televisão. Responsável por inúmeras estréias mundiais, a Ruth tem sido homenageada por compositores que lhe dedicaram obras.

Reconhecida internacionalmente também na pesquisa e divulgação da música brasileira, ela foi responsável pela primeira audição de época do Methodo de Pianoforte de Padre José Maurício, sua gravação integral e edição bilíngue, e a descoberta de um manuscrito inédito do Padre Mestre.

Ruth realizou gravações no estudio e ao vivo, pelos selos FUNARTE, RIOARTE, UNIRIO e PETROBRAS.

Organizou importantes eventos ao nível universitário no Brasil e no exterior. Publicou artigos em periódicos no Brasil e nos Estados Unidos e foi uma das coordenadoras de “Guerra-Peixe: um músico brasileiro”, um livro idealizado pelo compositor, e ela escreveu o capítulo: Música Para Piano.

FAN STREAM ACCESS

Member Fan Area

PRODUCTS & SERVICES

Subscribe or Buy Now

BOOK SHOWS & EVENTS

Create Local Show

RECORDINGS

Ruth realizou gravações no estudio e ao vivo, pelos selos FUNARTE, RIOARTE, UNIRIO e PETROBRAS.

TEACHING & CULTURE

Nos anos 90, Ruth reafirmou sua dedicação ao desenvolvimento cultural na cidade de Vassouras, RJ, fundando a ENCONTRARTE. Agregando talentos da região para sua escola, ofereceu cursos de piano - com alunos premiados em Concursos Nacionais - violão, dança, teatro, e pintura em tela e porcelana.

Criou o Coral das Meninas Órfãs do Colégio Regina Coeli, o Festival Santa Cecília, com música na praça, e Festivais Anuais de Composições dos Alunos - um dos vídeos participou do Panorama de Música Contemporânea Brasileira da UFRJ.

FESTIVALS

Organizou importantes festivais e eventos ao nível universitário no Brasil e no exterior. Entre eles destacam-se:

O Brazilian Festival no Alverno University com a presença de Camargo Guarnieri e a série de concertos Women in Music - do barroco ao século XX - na Marquette University.

Organizou e participou dos concertos beneficentes Black Students Scholarship Fund, Marquette University e A Concert for Peace na Saint John’s Cathedral, Milwaukee, Wisconsin.

Em 2012, Artist in Residence, na University of Wisconsin-Milwaukee, participou das comemorações do jubileu da Peck School of Music: Lecture Recital, master classes e aulas individuais.

No Brasil coordenou o Programa Musicistas com a presença de 20 mestres da Europa/USA e 30 alunos bolsistas de todo o Brasil em cada master class - Convênio CAPES/UNIRIO (1996/1997).

Criou em 2003 a série UNIRIO Musical, ainda ativa, com concertos semanais, abertos à comunidade, abrindo portas para parcerias com artistas da Alemanha, da França, da Itália e dos Estados Unidos e estreitando laços artísticos com várias universidades brasileiras.

Publicou artigos em periódicos no Brasil e nos Estados Unidos e realizou gravações pelos selos FUNARTE, RIOARTE, UNIRIO e PETROBRAS. “Guerra-Peixe: um músico brasileiro” (2007, Editora Vitale): um livro idealizado pelo compositor. Ruth Serrão foi uma das coordenadoras e escreveu o capítulo; Música para Piano. Em 2010, gravou o CD duplo “O Piano de Guerra-Peixe”, projeto patrocinado pelo Programa Petrobras Cultural , com turnê de 10 concertos e palestras nas principais capitais. Em 2014, Centenário de Guerra-Peixe, formou o Quarteto Rapsódico com Andrea Ernest Dias, flauta, Ana de Oliveira, violino, Marcus Ribeiro, violoncelo e Ruth Serrão, piano, com a missão de divulgar a música de câmera brasileira. Em 2017, participou das comemorações do jubileu do IVL na UNIRIO apresentando peças de José Maurício (250 anos) e Francisca Gonzaga (170 anos). Em 2018: 25 ANOS SEM GUERRA-PEIXE!

EDUCATION

Natural de Niterói, RJ, a pianista Ruth Serrão estudou com Nair Barrozo Netto, Altair Celina Gomes e Maria da Penha no Brasil, Jacques Février na França e Claudette Sorel nos Estados Unidos. Bacharel pelo Conservatório Brasileiro de Música , Mestre pelo Wisconsin Conservatory of Music e Doutora pela UNIRIO , onde atuou no corpo docente.